fbpx

O profissional de Data Science é responsável por ser, acima de qualquer outra atribuição, uma espécie de guia, que irá ajudar a empresa a navegar pela quantidade quase infinita de dados presentes em sistemas online.

 

Toda a informação que cerca uma empresa deve ser captada e interpretada por profissionais capacitados para oferecer soluções a partir desse conhecimento. Porque os dados sozinhos não têm uma serventia prática: eles dependem de alguém que decifre suas histórias.

 

É nesse sentido que um Cientista de Dados vai funcionar como um guia, que tem as chaves para extrair o melhor resultado possível das informações coletadas pela empresa. Isso vai se manifestar de muitas formas práticas e decisivas para a empresa.

 

Neste texto, vamos trazer algumas das principais funções associadas a um Data Science e vamos traçar a importância desse profissional para o sucesso de uma empresa. Ele tem todo o potencial de trazer a inovação para o dia a dia da instituição.

 

O Círculo Dourado

 

A principal função do Data Science é responder às três perguntas que pautam os dados captados pela empresa: por que, como e o que. Essas perguntas vão determinar, de uma forma clara e direcionada, as maneiras como a informação pode ser usada.

 

O “por que” vai contar para a empresa quais são os motivos dos problemas e como esses dados foram gerados. Dessa forma, o profissional vai gerar soluções baseadas nos motivos e prontas para ir no coração do problema.

 

Essa é a importância fundamental deste profissional: ele vai gerar diagnósticos completos e que devem ir além da simples compreensão de um problema. Esse profissional deve ser capaz de entregar soluções que nascem dos dados.

 

Exercer o Círculo Dourado e responder às três perguntas fundamentais para o funcionamento de uma empresa deve ser a prioridade deste profissional. E por isso, um Data Science é uma peça integral de empresas modernas.
 

Por que ter um Cientista de Dados?

 

O processo de empreender e gerir uma empresa de forma inteligente e planejada para o futuro nem sempre é fácil. Existem muitas tomadas de decisão que são importantes e podem esbarrar na dificuldade de interpretar dados.

 

Por isso, empresas modernas e que entendem o valor da informação no atual mercado investem em um profissional de Data Science, na busca pelo sucesso empresarial. Um profissional desta área pode fazer uma grande diferença.

 

A primeira grande vantagem associada ao Data Science está na tomada de decisões, que poderá ser feita com base nos dados coletados e pensada para a elaboração de um funcionamento mais eficaz da empresa.

 

O segundo ponto que vale a pena apontar neste texto é a vantagem competitiva que um profissional de Data Science pode entregar para a empresa. O acesso à informação pode ser igual para todas as empresas em um segmento, então qual a diferença?

 

Um bom profissional é capaz de extrair respostas extra da mesma série de dados. Isso porque ele tem uma leitura mais capacitada e apropriada do mercado, e isso ajuda na sua leitura do todo e na elaboração de insights produtivos.