fbpx

Um projeto de criação da estrutura de um site ou de um aplicativo conta com uma série de profissionais. Cada um tem seu papel, e são responsáveis por diferentes etapas. É fundamental que todos trabalhem de forma coerente, e é aí que o Product Owner tem função primordial.

 

Um Product Owner estará presente no projeto como uma espécie de representante dos clientes, pontuando, a cada etapa, quais são as prioridades do projeto e como elas precisam ser integradas ao progresso técnico no desenvolvimento.

 

Para entender exatamente o que faz um Product Onwer, é essencial definir o que é o Scrum, técnica empresarial que agiliza os processos e cria a demanda por um profissional competente nesta área.

 

O que é Scrum?

 

O Scrum é um método de execução de projetos que consiste na divisão das cargas de trabalho e das demandas para o sucesso. Ele se baseia na criação de ciclos, que permitem a troca de problemas e de possíveis soluções entre os membros da equipe.

 

Dentro desta estrutura empresarial, o Product Owner se coloca como o representante dos clientes. Portanto, suas interações com o resto da equipe e suas posições em reuniões serão sempre baseadas nos desejos dos clientes.

 

O profissional responsável por essa função precisa, desta forma, ser capaz de interagir de forma coerente com os clientes, ouvindo as suas demandas e sugestões. A partir desse conhecimento, ele vai oferecer soluções para a equipe técnica.

 

Essa compreensão permite visualizar o seu papel dentro da equipe. Ele é um elo forte entre os clientes e os membros da equipe que vai desempenhar os projetos, e é uma peça fundamental para o sucesso da aplicação de um Scrum

 

Conhecimento de mercado é essencial

 

Um Product Onwer precisa ter uma série de qualidades voltadas para a gestão, tanto de clientes como de outros membros. Por isso, a característica mais importante para esse profissional é um profundo conhecimento do mercado moderno.

 

Isso porque ele será o representante de clientes de diferentes áreas e com objetivos variados. As demandas vão ser diversificadas e com intencionalidades diferentes, por isso o Product Owner tem que estar muito conectado.

 

Seu conhecimento tem que abranger empresas com origens variadas. Um cliente que deseja começar um ecommerce, por exemplo, vai ter demandas bem específicas, e este profissional precisa entender qual o funcionamento do cliente e de seu mercado.

 

Essa versatilidade é muito procurada por empresas que desenvolvem esse tipo de sistema. Na aplicação do Scrum, o Product Owner será o responsável por tapar as lacunas de conhecimento que o resto da equipe tem.

 

Foco na flexibilidade

 

Os membros de uma equipe que trabalha com o método Scrum precisam ser flexíveis. Os sprints vão provocar mudanças de rota e adaptações importantes no ritmo de trabalho, e isso deve ser naturalizado no dia a dia.

 

Um dos papéis do Product Owner é garantir que a equipe seja flexível. Ele vai apresentar as sugestões e as mudanças de rota, e dar as peças para que o resto da equipe trabalhe de forma eficaz e coerente.

 

Nesse sentido, o Product Owner é muito importante para a manutenção de uma estrutura ágil e eficaz no desenvolvimento de projetos técnicos. Ele funciona tanto como elo quanto como gestor da equipe.