fbpx

O Scrum é um dos métodos mais utilizados na execução de projetos que demandam o trabalho coordenado de equipes grandes e com muitas peças e etapas. Por isso, empresas de diversos setores estão investindo na busca por um Scrum Master qualificado.

 

Mas o que faz um Scrum Master? Como o nome indica, ele atua como a principal liderança na aplicação do Scrum em um projeto. Portanto, antes de entrar em detalhes sobre as funções, é necessário responder: o que é um Scrum?
 

Definindo um Scrum

 

Esse método funciona como uma base de atuação que tem muita força e estipula os processos para a criação de sites, aplicativos para celulares e outros tipos de aplicações.

 

Ele consiste em constantes reuniões e trocas de ideias, para solucionar problemas e alinhar os objetivos internos. Com esse método, é possível pivotar diariamente, para reduzir os riscos e agilizar os processos de forma pulsante.

 

O Scrum Master vai ocupar a liderança deste processo, sendo assim quem vai orientar e tomar as decisões finais em momentos de dúvida e indecisão interna. É uma responsabilidade importante e que tem papel determinante no sucesso.

 

Ele vai trabalhar com outros membros, como o Product Owner, ouvindo ideias e promovendo os caminhos mais apropriados para os objetivos de cada profissional e de cada etapa da execução do projeto.

 

É nesse sentido que muitas empresas consideram o Scrum Master a peça mais importante para a aplicação deste método. Ele vai alinhar os desejos dos clientes com as preferências e os métodos da equipe, em busca do melhor resultado.

 

Além de um líder de equipe

 

O Scrum Master atua como a conexão entre a gestão e seus componentes técnicos, que atuam prioritariamente na programação. Portanto, ele tem uma função que também é altamente empresarial e conectada com a administração.

 

Além disso, ele tem funções muito fortes de gestão de equipe. O Scrum Master vai atuar diretamente com os membros fundamentais da criação de um projeto técnico, ouvindo suas demandas e ajudando na solução de problemas.

 

Por isso, é comum que empresas enxerguem esse profissional como algo além de um puro responsável pela equipe de Scrum. Ele é um elo direto entre o alto escalão da empresa e os funcionários que botam a mão na massa e efetuam os processos.

 

Ele também vai conectar a empresa com seus clientes, vendendo o trabalho da empresa, apontando para os pontos positivos de sua equipe. Nesse sentido, ele é um membro essencial para uma empresa que trabalha com a criação de sistemas digitais.

 

O responsável pelos fracassos e pelos sucessos da equipe

 

Em um projeto que funciona baseado em Scrum, existem muitas etapas que limpam erros e melhoram a aplicação de métodos e ideias. Essas etapas são decididas e elaboradas em equipe, com todos os seus membros tendo voz ativa nas reuniões.

 

Mas, no fim das contas, é responsabilidade do Scrum Master garantir que tudo saia como o planejado. Porque é ele que vai tomar as decisões, que vai estipular os métodos e que vai sinalizar a necessidade de pivotar de um rumo.

 

Dessa forma, é o profissional que deve ter a maior capacidade de tomar decisões difíceis e de encarar desafios de toda a equipe. Porque essa capacidade será colocada à prova em todas as reuniões diárias e nas tomadas de decisão!