fbpx

Toda empresa que está apostando em um sistema digital para atrair novos clientes e negócios sabe da importância de uma boa UI (user interface). Ela vai construir ou derrubar a relação com o visitante, e isso pode acontecer rapidamente.

 

Por isso, o profissional responsável por isso é fundamental para o sucesso do projeto. Essa é a função mais destacada de um developer frontend, que vai determinar a maneira como o usuário vai interagir com os elementos da página.

 

Um frontend precisa saber, além de muito sobre programação, questões robustas sobre design e UX (user experience). Portanto, ele é mais do que um programador, já que ele precisa estar envolvido nas decisões estéticas da empresa.

 

Com a utilização de HTML, CSS e outras linguagens de programação, o frontend trabalha para assegurar que o projeto gráfico da empresa esteja presente e bem sucedido em sites e plataformas digitais.

 

Vamos falar um pouco sobre as funções atreladas ao profissional de frontend. Sua importância para uma empresa pode aparecer em diversas facetas da gestão inteligente e da relação da empresa com o seu público-alvo.

 

Muito além de sites

 

Muitas pessoas acreditam que o frontend só serve para determinar a interface de um site, mas a verdade é que ele pode, e muitas vezes precisa, ter a capacidade de criar a interface para outros tipos de aplicação.

 

Entre as possibilidades mais destacadas de um frontend está a atuação na criação de aplicativos para celular. Esse mercado está em plena ascensão e é uma vantagem incrível desta profissão.

 

Existem sistemas que auxiliam na programação de aplicativos, que podem ser utilizados por empresas em diferentes setores, com resultados cada vez mais eficazes. E um bom profissional de frontend pode ser um grande diferencial.

 

É claro, entretanto, que um profissional de frontend precisa ter uma especialização específica para atuar na criação de aplicativos. Os sistemas utilizados e a programação feita é bem específica, portanto uma qualificação pode ser um grande diferencial.

 

Nesse caso, noções complexas de design gráfico podem fazer muita diferença, já que o profissional de frontend conseguirá fazer uma aplicação inteligente e coerente da identidade visual da empresa.

 

Essa é outra faceta de um frontend: ele vai garantir que todos os sistemas da empresa tenham uma identidade completa. Essa identidade fará uma diferença muito grande na imagem da instituição.
 

Relação com o backend

 

O frontend é o responsável pela programação do site, mas ele precisa consultar e se abastecer das informações coletadas e organizadas pelo backend. Esses dados são cruciais na tomada de decisões técnicas para a programação.

 

As informações coletadas vão trazer informações fundamentais sobre a capacidade de diferentes partes do site ou aplicativo na captação e na retenção de usuários, além de apontar para partes da programação que podem estar sujeitas a invasões.

 

Esse conhecimento vai garantir que o site seja  sua melhor versão possível, tanto em questões estéticas como em suas características técnicas, que são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto de implementação de sistemas online.

 

Por isso, um frontend precisa ter amplas noções sobre programação, sobre a arquitetura de sites e sobre a relação de dados no dia a dia de uma interface. Esses conhecimentos vão entregar resultados mais eficazes e completos.