fbpx

O desenvolvedor fullstack precisa estar pronto para colocar as mãos na massa e quebrar toda e qualquer zona de conforto. Ele é uma peça fundamental para um projeto técnico de desenvolvimento de sites e sistemas.

 

Sua grande vantagem para uma empresa é a versatilidade. O fullstack trabalha lado a lado com o frontend e o backend, e tem competência técnica para auxiliar em, e construir, processos junto a esses desenvolvedores.

 

Por ter o conhecimento necessário tanto para a coleta de informações como para a execução de problemas e de programação, ele é o elo que faz com o que o desenvolvimento funcione em conjunto. É, portanto, um grande membro para o trabalho em equipe!

 

Neste texto, vamos entrar em detalhes sobre as responsabilidades de um full stack. Também vamos pontuar quais as qualidades esperadas para esses profissionais e qual a importância deles para o dia a dia de uma empresa.

 

Buscar informações junto a clientes

 

O fullstack nunca vai estar atuando apenas na programação de um projeto. Suas obrigações englobam, também, o contato com os clientes em busca de requisitos para o sistema. Ele vai gerar diagnósticos sobre os sistemas.

 

Com esse conhecimento, ele pode começar, de fato, a criar as soluções, trabalhando com o frontend e o backend. Esse processo é o que separa o fullstack de um profissional que atue unicamente com questões técnicas.

 

Portanto, o profissional desta área precisa reunir qualidades humanas muito fortes. Sua capacidade de comunicação é fundamental para que ele consiga ter uma relação aberta e clara com clientes que carregam desejos e experiências variadas.
 

Ótimo para trabalhar em equipe

 

Um full stack vai atuar constantemente com uma equipe ao seu lado e sob seu comando. Essa característica é natural e obrigatória para um profissional que tem funções ligadas a diferentes processos da programação de sites, aplicativos e sistemas em geral.

 

Sua atuação precisa ser pensada nos efeitos que cada escolha terá com cada membro da equipe e no funcionamento do processo como um todo. Sua performance será sempre avaliada pelo sucesso da equipe como um todo.

 

Visão Geral

 

O desenvolvedor fullstack precisa ser capaz de ver o “big picture” do projeto e dos planos de desenvolvimento da empresa. Sua atuação será sempre voltada para tirar o melhor de cada profissional e suas reuniões precisam demonstrar conhecimento prático sobre cada tipo de trabalho interno.

 

Por exemplo, ao trabalhar com o frontend, o desenvolvedor fullstack vai precisar demonstrar alto conhecimento estético. Ele precisa ser capaz de adicionar conhecimento e de avaliar as decisões que estão sendo tomadas nessa linha de atuação.

 

Por outro lado, ao sentar em uma reunião com o backend, ele precisa demonstrar entendimento sobre os dados coletados e como eles conversam com as demandas apresentadas pelos clientes. Dessa forma, apresentará soluções inteligentes.

 

É na capacidade de fazer com que tudo seja costurado e funcione de forma integrada que mora a principal vantagem de ter um profissional de fullstack qualificado. Ele será o elo que une todo o processo de programação de um projeto.