fbpx

O uso de grandes quantidades de dados é uma demanda cada vez mais comum para empresas e para instituições que querem crescer no mercado profissional de forma organizada e consistente. E é por isso que os profissionais de Big Data estão presentes em diferentes tipos de empresas e têm um papel muito importante.

 

Todas as decisões de uma empresa devem ser feitas baseadas nos conjuntos de dados coletados. Então, o profissional de Big Data pode exercer seu trabalho em diferentes funções e processos internos.

 

O Big Data, portanto, é um processo de gestão empresarial que começa na captação e no controle de dados digitais e termina na tomada de decisões. As informações coletadas pelo Big Data podem, e devem, inferir nas rotas para o futuro da empresa.

 

Neste texto, você vai descobrir quais as funções de um profissional de Big Data e quais são os cargos da empresa que giram em torno da captação e da utilização de dados. São pontos fundamentais para uma empresa que quer utilizar o Big Data.
 

Engenheiro De Big Data

 

Na primeira etapa da utilização de grandes quantidades de dados, um Engenheiro de Big Data é o responsável pela captação e pela criação de sistemas que vão englobar e organizar os dados que são importantes para a empresa.

 

Essa é a primeira função exercida pelo profissional de Big Data. Sem a criação de bancos de dados e sistemas de processamento, não existe como uma empresa aproveitar as vantagens que os megadados podem oferecer para o funcionamento da empresa.
 

Machine Learning

 

Com os dados, é fundamental ter um profissional que consiga aproveitar as informações para gerar sistemas automatizados que leiam os dados e utilizem esse conhecimento. Os padrões retirados do Big Data serão utilizados por sistemas de Machine Learning.

 

Nesse sentido, uma empresa precisa ter cientistas e engenheiros de Machine Learning, para que existam sistemas capazes de aproveitar o melhor que o Big Data tem para oferecer. A informação indica rotas que devem ser aproveitadas pelos profissionais especializados em Machine Learning.

 

Especialista em Business Analytics

 

O Big Data também pode trazer informações importantes sobre o status da empresa e do mercado em que ela está inserida. Essas informações precisam ser interpretadas e julgadas por um profissional especializado em ler e oferecer soluções a partir de dados analíticos.

 

O objetivo desse profissional é, a partir dos dados, propor soluções e planos de ação que reduzam os custos e auxiliem na criação de projetos inteligentes e baseados na informação. Essa etapa não pode ser deixada de lado: esse é o ponto em que o trabalho dos outros profissionais vai desencadear em resultados materiais!

 

Essas funções fazem parte do processo de implementação do Big Data no dia a dia de uma empresa. Os profissionais desta área podem atuar em diferentes pontos dessa jornada, mas todos são importantes na execução e criação de projetos modernos.

 

É por isso que o Big Data é fundamental para empresas que querem fazer um processo de gestão moderno e inteligente, baseado na imensidade de informações e possibilidades que a internet oferece para empresas e profissionais investidos nesse modelo de gestão.