fbpx

É cada vez mais comum ouvir o termo DevOps em empresas que trabalham com o desenvolvimento de sites e aplicativos na Web. A aplicação desta filosofia pode fazer com que os processos de produção sejam acelerados e otimizados.

 

Um engenheiro de DevOps é um profissional capaz de trabalhar, de forma integrada, com a etapa de desenvolvimento  e a fase de operação do processo. O nome dessa visão empresarial surge exatamente da soma dessas duas vertentes.

 

O DevOps é fundamental para empresas que querem colher resultados mais rápidos e trabalham com clientes exigentes e que acompanham o ritmo acelerado do mercado empresarial da web.

 

Mas ainda assim, existe muita confusão sobre o que exatamente faz um DevOps. Por isso, neste texto, vamos falar mais detalhes sobre essa filosofia e quais são as funções do profissional especializado nessa área.
 

O que é DevOps?

 

O objetivo desta visão empresarial é garantir que profissionais de diferentes setores trabalhem de forma integrada, tanto no desenvolvimento como na operação dos projetos, garantindo maior eficácia empresarial.

 

É por isso que o DevOps pode ser definido como uma espécie de filosofia que, ao ser introduzida na empresa, provoca uma mudança profunda na maneira como o desenvolvimento e a automação dos processos são realizados.

 

Com o DevOps, uma empresa pode chegar a um nível muito efetivo de padronização e consolidação dos processos internos, garantindo que a qualidade seja constante, tanto no trabalho de desenvolvimento quanto nas operações do dia a dia
 

Principais funções

 

O que faz um DevOps deve ser definido de forma ampla e a partir de diferentes fatores que criam o aumento da eficácia desejado. Um especialista nesta filosofia servirá, em grande medida, como um elo entre diferentes equipes.
 

Aumento da produtividade no desenvolvimento

 

Utilizando as diretrizes padronizadas e singulares da empresa, um DevOps faz com que as equipes de desenvolvimento trabalhem de uma forma unificada e padronizada, em busca dos objetivos traçados.

 

Isso também será garantido pelo cuidado que esse profissional deve ter na garantia de uma alta qualidade nos processos do desenvolvimento e no comportamento diário dos desenvolvedores.
 

Impor métricas confiáveis nas operações

 

O DevOps deve ser uma figura que vai garantir que procedimentos confiáveis e pré-estabelecidos entrem na rotina da empresa. Todas as operações serão definidas de acordo com conceitos claros de sucesso e qualidade.

 

Ele é responsável pela criação de testes e métodos para a prevenção de erros e para correções de rota necessárias, garantindo que tudo funcione de acordo com as demandas da empresa, em busca de maior eficácia.

 

As etapas do DevOps

 

Um DevOps vai implementar um método baseado em planejamento, desenvolvimento, automação e serviço, garantindo que tudo siga da forma esperada e dentro do padrão estipulado.

 

No planejamento, as questões técnicas do projeto serão colocadas no papel e definidas. A partir delas, o desenvolvimento começará, buscando os resultados planejados e seguindo os parâmetros estabelecidos.

 

A automação é o processo que prevê diferentes tipos de testes e metodologias de controle de qualidade. Por fim, no serviço é entregue o resultado final, que será a culminação do trabalho estruturado promovido nas etapas prévias.