fbpx

O design de sites e plataformas é uma das prioridades mais claras para empresas que querem crescer na internet em 2022. Essas plataformas são a porta de entrada para novos clientes e para novos parceiros em potencial.

 

Nesse sentido, tanto o UX como o UI Designer tornaram-se peças fundamentais para o mundo empresarial moderno. Eles são especialistas na construção de sistemas interativos na Web e garantem o sucesso de projetos focados nisso.

 

Mas o que faz um UX/UI Designer? Existem semelhanças e diferenças fundamentais nas funções de cada um dos dois tipos de design, que definem sua importância e mostram qual o papel desempenhado dentro da empresa.

 

Neste texto, vamos definir o que faz um UX/UI Designer, e o que cada uma dessas siglas significa. Isso ajudará a desenhar um quadro geral sobre como um profissional dessa área pode ajudar a empresa que seguir por esse caminho.
 

O que é UX?

 

A sigla UX refere-se ao conceito User Experience, que é traduzido para Experiência do Usuário. Essa parte do design foca na criação de uma experiência simples e natural para o usuário da plataforma.

 

As interações dos clientes serão previstas e analisadas por essa área do design, que considerará se tudo está funcionando de uma forma intuitiva e que faça sentido para qualquer pessoa.

 

As técnicas usadas, nesse sentido, passam pela análise do layout, o enquadramento da caixa de pesquisa e as tendências de uso dos possíveis usuários da empresa, para garantir a melhor experiência possível.

 

A otimização da  experiência também passa pelo reconhecimento e focalização das técnicas do mercado em que a empresa está inserida. Isso vai indicar métricas de sucesso e padrões que são seguidos por cases de sucesso.
 

O que é UI?

O foco do designer UI é na interface do usuário, como o nome indica – é User Interface, em inglês. Então, ele trabalha nos aspectos visuais e técnicos da apresentação de todos os sistemas digitais da empresa.

 

Uma das funções do UI é garantir que todas as plataformas da empresa estejam integradas em uma paleta de cores e um estilo de apresentação. Isso passa pela criação de um modelo que possa ser repetido e utilizado em diferentes situações no design.

 

O sucesso na aplicação do UI pode ser sentido na forma como os usuários vão interagir com os menus, com a barra de pesquisa e esses outros pontos que constroem a experiência visual da navegação.

 

Diferentes mas complementares

 

A sensação de navegar em um site bagunçado, em que as coisas não funcionam ou que estão em lugares que não fazem sentido é resultado da falta do trabalho de um UX/UI Designer.

 

As diferenças se pronunciam nessa sensação de estar navegando em um sistema mal planejado. O site pode estar lindo, mas se a parte UX não for aplicada, a sensação será de navegar em um ambiente bagunçado e mal projetado.

 

Então, é isso que um UX/IU Designer faz: ele é o responsável por integrar a parte visual com questões de experiência, para promover um sistema que seja agradável para qualquer tipo de usuário e padronizado para todas as plataformas.