fbpx

A qualidade dos processos e das tomadas de decisão dentro de uma empresa são fundamentais para aquelas instituições que estão focadas em chegar a resultados inteligentes e baseados em ciência de dados.

 

Nesse sentido, poucos membros de uma equipe são mais importantes que o QA Tester. Esse profissional será responsável por garantir que a qualidade seja mantida em todas as etapas da produção, negociação e distribuição da empresa.

 

O QA Tester também deve fazer com que o cliente sempre tenha a melhor experiência possível utilizando o software da empresa. Essa interação virtual do cliente com a instituição é muito importante para a garantia de sucesso nas relações.

 

Mas o que exatamente faz um QA Tester? Como ele faz com que as etapas internas da empresa funcionem com mais qualidade e como ele faz com que o cliente receba o melhor o que a empresa tem a oferecer?

 

Neste texto vamos responder essas questões e aprofundar mais sobre o que faz um QA Tester, e quais são as vantagens que este profissional pode integrar em uma empresa que está disposta a crescer a partir dos dados.

 

O que é QA?

 

A primeira questão que deve ser tratada na hora de definir o que faz um QA Tester é esclarecer que QA é uma sigla para o termo, em Inglês, Quality Analyst. Esse conceito deixa clara qual a intencionalidade deste profissional.

 

Em português, esse termo é definido como Analista de Qualidade. Com essa função, a empresa irá garantir que todos os processos sejam feitos com o padrão de qualidade definido pela instituição.

 

E nesse sentido, o QA Tester vai garantir a qualidade da empresa a partir da criação de métodos e testes que estruturam a produção técnica de todos os setores e que garantam a padronização dos processos.

 

Funções principais do QA Tester

 

O QA Tester faz com que todos os setores funcionem em harmonia e com foco central na garantia da qualidade como motor principal do sucesso da empresa, tanto nos processos internos como na relação com os clientes.

 

Criar um plano de testes

 

O QA Tester precisa ser capaz de encontrar e perceber os principais problemas e riscos que envolvem a empresa e, a partir desta informação, traçar uma linha de testes que possa ser repetida e praticada em toda a instituição.

 

Isso porque os testes devem seguir um padrão, para garantir que os resultados positivos sejam sempre repetidos e replicados por outros setores e em outros momentos da vida útil da instituição.
 

Apontar os problemas técnicos de forma clara e direta

 

Os testes irão, inevitavelmente, apontar para problemas claros na estrutura técnica da empresa. Podem ser questões de funcionamento, pode ser na interface oferecida para os clientes ou na maneira como as equipes atuam.

 

Essas informações devem ser coletadas e aproveitadas pelo QA Tester, que tem a função de traçar planos que solucionem os problemas e tirem proveito claro das informações. Os testes não servem apenas para encontrar erros: eles devem focar em soluções.

 

Além dessas duas funções, o QA Tester deve criar cenários práticos para os testes e criar scripts para a aplicação. Isso vai fazer com que a empresa cubra muitas possibilidades. Essa é a principal vantagem trazida por esse profissional.