fbpx

A tomada de decisões a partir dos dados é uma obrigação para empresas e empreendedores que querem criar rotas para o negócio com base em técnicas modernas. E nisso, é fundamental ter um Business Analyst.

 

Esse profissional vai fazer com que todos os setores da empresa se integrem com o restante da empresa e com os processos que levam à tomada de decisão, principalmente quando existe um compromisso claro dos gestores.

 

Mas você sabe o que faz um Business Analyst? Esse profissional fica por trás das principais equipes de dados da empresa e nem sempre essa conexão é vista por quem está do lado de fora da empresa.

 

Neste texto, vamos explicar o que faz um Business Analyst em uma empresa que preza pelo uso dos dados para a gestão empresarial, além de trazer quais são as principais vantagens que as empresas que contam com esse profissional sentem no dia a dia.
 

Como um Business Analyst trabalha

 

Um Business Analyst (BA), atua de forma integrada com a gestão da empresa, para tomar decisões de acordo com as respostas e pistas apresentadas pelos dados coletados por sua equipe.

 

Esse é um passo fundamental para a criação de uma equipe de dados coerente e capaz de entregar ótimos resultados, já que essa é a etapa entre a coleta e os resultados práticos na prática empresarial.

 

É muito comum que uma equipe de dados construa análises inteligentes e ricas sobre o mercado em que a empresa está inserida, sobre o resultado dos processos internos e sobre outros vários pontos de atuação, mas que todas sejam ignoradas.

 

Nesse ponto, um BA faz a coordenação entre essas duas etapas da empresa e garante que tudo funcione de forma integrada e pensada no desenvolvimento de técnicas inteligentes e bem fundamentadas na empresa.

 

As vantagens de ter um Business Analyst

 

Ter um Business Analyst de qualidade faz com que toda a empresa funcione de forma mais integrada e em torno dos resultados obtidos por meio das análises técnicas do dia a dia. Vamos listar algumas vantagens que isso traz para a empresa.
 

Método completo de análise de dados

 

Esse profissional será responsável por criar uma estrutura de ação para a equipe de dados. É função do Business Analyst fazer com que os dados já sejam coletados a partir de problemas e necessidades da empresa.

 

Com isso, toda a atuação desta equipe será feita pensando em resultados práticos, que vão acarretar em maior efetividade e uma trilha mais clara para a tomada de decisões

 

Aperfeiçoamento dos processos internos

O melhor aproveitamento das informações coletadas em dados e análises técnicas dos entornos e das práticas da empresa, fará com que todos os processos internos sejam aperfeiçoados.

 

Ao utilizar os dados de uma forma baseada em métodos estabelecidos pelo Business Analyst, a empresa encontrará os efeitos positivos da informação em tudo que se propor a fazer. Tudo será feito de forma mais eficaz!

 

Um Business Analyst é capaz de fazer toda a empresa funcionar de uma forma mais inteligente e integrada. Isso porque não basta coletar dados; é preciso integrar toda essa nova informação com o funcionamento da empresa.