fbpx

Os desenvolvedores de sistemas estão ganhando uma importância cada vez maior em empresas sérias e que estão dispostas a investir pesado em tecnologia voltada para a evolução da empresa.

 

Nesse sentido, muitas empresas querem entender o que faz o Site Reliability Engineering – ou Engenharia de Confiabilidade de Sites, em Português – (SRE). Existe um grande potencial em segurança e qualidade de processos para empresas que seguem essa linha.

 

A engenharia criou mecanismos e estruturas capazes de garantir a segurança e a confiabilidade de sites e aplicações, e a utilização dessas possibilidades é fundamental para empresas que querem crescer e avançar no atual mercado.

 

Por isso, nesse texto vamos explicar o que faz um SRE. O primeiro passo é compreender o que é esta forma de engenharia e quais são as vantagens que uma empresa tem ao aplicar esse modelo.
 

O que é o SRE?

 

Ele consiste, de maneira bem direta, na utilização de software para o controle e o gerenciamento de sistemas integrados de uma empresa. Isso é feito para garantir a automatização e a segurança de todos os processos.

 

Dessa forma, operações que antes eram realizadas por grandes equipes, de forma manual, passam a ser feitas por engenheiros que vão, a partir de softwares especializados, realizar as operações e automatizar os processos.

 

Com isso, o nível de confiabilidade da integração digital da empresa aumenta muito. O erro humano é, em grande medida, retirado da equação, o que pode garantir um aumento considerável no acerto dos processos.
 

Padronização e automação

 

A automação é a palavra mais importante do atual mercado profissional e faz parte do objetivo central das principais empresas do mundo. E um SRE faz exatamente isso para a empresa, garantindo que tudo funcione de forma autônoma.

 

Essa automação leva, diretamente, à padronização dos processos e dos resultados finais colhidos, o que é muito importante para a confiabilidade interna da empresa. 

 

A garantia de que tudo funcionará como o esperado é a vantagem fundamental que um SRE oferece para qualquer tipo de instituição que se disponha a utilizar esse método de controle e gestão dos processos internos.
 

O que faz um SRE?

 

A equipe de engenheiros de SRE é responsável por garantir que o código dos softwares de controle esteja equilibrado e pronto para enfrentar qualquer problema interno que possa existir na empresa.

 

Eles precisam estar prontos, também, para responder a possíveis problemas e alertas que o sistema apontar. Isso porque o SRE também é uma ótima técnica para coletar informações sobre erros e problemas nos sistemas internos.

 

Esse profissional divide seu tempo entre a criação de projetos e a execução de suas obrigações operacionais, fazendo com que ele tenha uma função primordial na integridade e na capacidade da empresa de avançar de forma segura e confiável.

 

Portanto, ele vai trabalhar para manter os processos funcionando de forma confiável e automatizada, ao mesmo tempo que foca na criação de novos projetos que integrem esse pensamento e objetivo empresarial, garantindo o sucesso da operação como um todo.