fbpx

O uso de dados para empresas é uma peça fundamental para qualquer empreendedor que quer alcançar sucesso e levar seus negócios para outro patamar. Porém, muitos têm dificuldade de entender como utilizar essas quantidades enormes de dados e é aí que os KPI’s entram em ação.

 

Os KPI’s, ou Key Performance Indicator, no inglês, são indicadores que encaminham a leitura da informação e funcionam como métricas para a análise dos resultados da empresa. Esses indicadores vão ajudar na leitura e na compreensão da performance da empresa durante um determinado período.

 

Neste texto, vamos explicar para você exatamente o que são os KPI’s e como você pode selecionar os indicadores fundamentais para a análise de seu negócio. Você vai descobrir tudo que precisa para saber o que são KPI’s e como saber quais são os seus.
 

O que são KPI’s?

 

Para descobrir como uma ação, investimento ou setor de sua empresa está se saindo, usar um KPI, ou indicador-chave de performance, é uma ótima saída. Esse indicador vai apontar como, por exemplo, uma campanha de marketing está se saindo.

 

Tudo começa com a definição dos objetivos de performance para essa ação em específico. A partir disso, os dados gerados pela ação podem ser analisados e comparados com essas expectativas de sucesso. Assim, será possível ter uma compreensão completa de como a ação gerou, ou não, resultados.

 

Existem muitas possibilidades de indicadores que vão depender das intenções e necessidades de sua empresa. Os objetivos vão encaminhar a maneira como estes indicadores serão escolhidos para demarcar os resultados.
 

Como implementar na sua empresa?

 

Tudo começa com o entendimento de quais são as respostas que você pretende encontrar. Se sua intenção é aumentar o alcance de seu site, pense em uma métrica que vai analisar os seus resultados.

 

Existem muitas opções de KPI’s que podem ser implementados em sua empresa a partir de um planejamento correto, bem pensado e focado na criação de elementos inteligentes e modernos.

 

Sabendo de suas necessidades e como os dados podem ser usados, o planejamento para a implementação de uma KPI deve ser feita pensando exatamente em como todos os detalhes dos indicadores podem ser utilizados a seu favor.

 

É importante que você utilize métricas mensuráveis, que possam ser comparadas e avaliadas de uma maneira consistente. Também é fundamental que você tenha uma visão empresarial clara sobre o que se espera desta análise por toda a instituição.
 

Tipos de KPI’s possíveis

 

A forma de uso de KPI’s que muitas empresas já estão utilizando é a conversão de leads. Nessas métricas, são analisadas a retenção e a manutenção de usuários que visitam e interagem com o site da empresa. Isso ajuda a indicar o que está dando bons resultados e como as ações de captação podem ser aprimoradas.

 

O custo de aquisição de clientes também vem sendo muito utilizado no mundo inteiro. Esse indicador aponta para o gasto médio de marketing para a conquista de um cliente. Isso pode apontar para o sucesso ou fracasso de uma campanha de marketing.

 

Existem muitas outras possibilidades, que vão da análise de dados internos, até a indicação de lucros e prejuízos com a venda de produtos. O certo é que existe um KPI capaz de tratar exatamente das necessidades de seu negócio!