fbpx

O uso de chatbots tem crescido em diferentes tipos de áreas financeiras e profissionais. Porém, poucas empresas têm usado os chatbots com a mesma destreza e inteligência como os chatbots estão sendo usados em serviços bancários.

Os chatbots são sistemas inteligentes de comunicação com clientes e usuários que automatizam o atendimento, aceleram a experiência e melhoram os resultados. Esses sistemas são alimentados a partir de dados de atendimentos anteriores e aprendem a aprimorar as respostas.

São muitas as vantagens para empresas que utilizam os chatbots para serviços bancários, que passam pela qualidade do atendimento e satisfação do cliente, até o aumento nos lucros e rendimento a partir de vendas e negociações. Nesse texto, vamos trazer algumas dessas vantagens!

𝗙𝗮𝗰𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗮 𝗯𝗼𝗹𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗲𝘅𝘁𝗿𝗮𝘁𝗼𝘀

Tanto para clientes como para os bancos, ter o acesso de via dos boletos e do extrato bancário de forma rápida e eficaz é muito positivo. Com maior acesso, a vida de clientes que querem quitar suas contas fica mais fácil, e os bancos podem receber mais.

É uma vantagem para ambos os lados. Além disso, clientes que são bem tratados e que não encontram dificuldades para o acesso a serviços bancários básicos costumam ser fiéis ao banco. Eles se tornam clientes resilientes e que podem colocar todos os seus investimentos na instituição.

Um chatbot inteligente deve trazer opções diretas para o acesso a boletos e ao extrato da conta do cliente. Isso é importante porque a grande maioria das necessidades dos usuários passam por esses pontos simples e diretos.

𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝘁𝗼

Os chatbots permitem que a empresa ofereça um atendimento completo de maneira muito mais acessível para os clientes. É possível fazer uma programação completa de perguntas e dúvidas que são mais comuns e permeiam os atendimentos da empresa.

Dessa maneira, respostas podem ser oferecidas de uma forma geral e que serve para a maior parte de clientes e procedimentos da empresa. Podem ser respondidas questões envolvendo taxas de pagamento, prazos, entrega de cartões e acesso à segunda via de um boleto.

Considerando isso, o atendimento com chatbots pode ser agilizado e promover uma redução de custos grandiosa em toda a empresa! O gasto com atendimentos ao telefone que poderiam ser resolvidos facilmente por meio de um chatbot será cortado e os resultados serão muito claros.

𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗽𝗼𝗿 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀

Uma vantagem que o uso de chatbots oferece para serviços bancários é a possibilidade de abrir o atendimento com os clientes a partir de redes sociais, como o Whatsapp. O chatbot pode ser programado para oferecer respostas, atendimentos básicos e até opções de planos de forma muito prática.
 

As redes sociais fazem parte do dia a dia de milhões de usuários e clientes em potenciais, portanto empresas que conseguem usar esse tipo de chatbot em serviços bancários têm grandes possibilidades de crescimento.

 

Além disso, esse tipo de atendimento é muito prático e os usuários adoram esse tipo de oportunidade! Conseguir um atendimento de qualidade utilizando as redes sociais que já fazem parte do uso padrão no smartphone é uma oportunidade incrível.

 

Os serviços bancários podem ser muito auxiliados com a utilização de chatbots para a realização do atendimento e de contatos iniciais com clientes em potencial e com usuários já acostumados com a empresa, por isso empresas do mundo inteiro já seguem por esse caminho.