fbpx

O conhecimento de quanto cada investimento gera de retorno e como esse resultado acontece é fundamental para qualquer empresa que quer crescer a partir de métricas inteligentes e com o uso da informação.

 

Para isso, é fundamental a criação de dashboards para avaliar o ROI, cálculo central para a análise moderna de investimentos. Este processo pode desenhar muitos caminhos para a empresa, ajudar na redução de custos e ditar os caminhos para campanhas de marketing.

 

Neste texto, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o ROI e vamos dar algumas dicas muito importantes para a criação de Dashboards para avaliar o ROI, garantindo assim que sua empresa tenha controle completo sobre os investimentos.

 

O que é ROI?

 

O termo ROI é a sigla em inglês para Retorno sobre Investimento, cálculo que demarca o retorno que um investimento trouxe para a empresa a partir das métricas criadas por ela. Esse número deve ditar futuros investimentos e planejamentos.

 

O cálculo do ROI é o seguinte: ROI = ganho recebido – investimento inicial/ investimento inicial. Essa conta dará um valor de, por exemplo, 1,5. Este valor aponta para um retorno de 150% a partir do investido.

 

É importante frisar que não existe uma regra para o  ROI. O resultado deve ser avaliado sempre a partir do planejamento inicial. Um retorno de 50% pode ser perfeito para alguns investimentos, enquanto outros podem gerar prejuízo geral na empresa, mesmo com um retorno na casa dos 200%.

 

Exatamente por isso, é muito importante que sejam criados Dashboards inteligentes e completos para avaliar o ROI. Eles vão funcionar como esquemas completos de todos os investimentos, ditando o ritmo da empresa.

 

Criando Dashboards para avaliar o ROI

 

Um Dashboard bem realizado deve ter todas as informações necessárias exibidas de uma maneira clara e bem direta. Tudo deve estar pronto para a realização de comparações e definições para o futuro dos investimentos.

 

O primeiro passo para a criação do Dashboard é o planejamento sobre os investimentos que serão feitos. Eles devem ir para o esquema geral já com suas perspectivas para o futuro prontas e bem definidas.

 

Após a definição, todos os investimentos e seus retornos devem ser comparados, analisados e julgados a partir das expectativas iniciais deles. O Dashboard deve funcionar como uma planilha bem estruturada e pronta para ser usada no dia a dia da empresa.

 

Analisandos os investimentos a partir do ROI

 

Os projetos de marketing devem sempre ser analisados a partir do cálculo de ROI. Os pequenos investimentos do dia a dia também precisam ser julgados desta maneira coerente, para que o planejamento geral da empresa seja bem feito.

 

Se o plano marketing feito para um cliente não estiver gerando um ROI compatível com o investimento é hora de mudar algo. Esse medidor é muito competente para esse tipo de avaliação e os resultados de quem se guia por ele costumam ser muito bons!

 

O ROI é um ótimo indicador para empresas que querem usar a análise de dados para aumentar a rentabilidade e melhorar o custo benefício de suas ações. Um dashboard bem executado e organizado é a peça central do bom uso do ROI como mecanismo.