fbpx

O uso de chatbots tem crescido muito, e empresas do mundo inteiro já perceberam as vantagens desse tipo de sistema na relação com clientes. O chatbot está sendo utilizado no desenvolvimento de sistemas de vendas, relacionamentos e solução de dúvidas.

Mas a pergunta que todos pensam ao ouvir falar dessa novidade é sempre a mesma: o que é um chatbot e como ele funciona? Entender exatamente o que é essa ferramenta e o que ela pode oferecer para sua empresa vai ser fundamental para seu sucesso e pode mudar muito os resultados adquiridos.

𝗢 𝗾𝘂𝗲 é 𝘂𝗺 𝗰𝗵𝗮𝘁𝗯𝗼𝘁?

O Chatbot é, fundamentalmente, um software que conversa e mantém uma comunicação inicial com uma pessoa, seja ela um cliente ou um novo visitante de seu site. Ele gera uma linguagem naturalmente humana, com capacidade de passar pontos diretos e técnicos de uma maneira muito eficaz.

É possível aplicar o chatbot em diferentes tipos de plataformas de comunicação, como o Whatsapp, o Messenger do Facebook ou integrado diretamente em seu site. Sistemas de call center também já estão usando chatbots para realizar comunicações rápidas e solucionar problemas mais simples.

A popularidade desse tipo de sistema se dá muito pela praticidade que sistemas inteligentes (hiperlink tema 3) trazem a uma empresa. O processo é acelerado pela forma como os bots de conversa conseguem solucionar dúvidas e ajudar clientes de forma rápida. Isso diminui a carga de atendimento e pode inclusive diminuir os custos de funcionamento técnico.

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗳𝘂𝗻𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮 𝗼 𝗰𝗵𝗮𝘁 𝗯𝗼𝘁?

Eles são sistemas automatizados que funcionam 24 horas por dia, estando sempre prontos para realizar o primeiro atendimento a clientes ou usuários. Seu funcionamento pode ocorrer de duas formas:

• Profissionais de TI podem alimentar o sistema com respostas para, por exemplo, realizar uma venda (hiperlink tema 4). O chatbot vai seguir as diretrizes programadas para responder perguntas e direcionar o atendimento.

• Uma inteligência artificial (hiperlink tema 7) é criada e alimentada a partir de machine learning. Nesse modelo, o chatbot aprende a responder em certas situações com as experiências anteriores em atendimentos e conversas automatizadas.

𝗢𝗽çõ𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝘂𝘀𝗼 𝗱𝗼 𝗰𝗵𝗮𝘁𝗯𝗼𝘁

Como dito anteriormente, o chatbot pode ser usado em diferentes situações. O exemplo mais comum é no atendimento de clientes. O chatbot é ótimo para realizar vendas rápidas, já que ele pode ser programado para entregar preços e condições de maneira muito direta e sem depender de um profissional.

Para responder dúvidas e fazer um primeiro atendimento do cliente, muitas empresas estão usando o chatbot diretamente no site. Isso acelera o processo e faz uma primeira divisão dos atendimentos: o bot pode separá-los por categoria, setor ou até já concluir um atendimento do começo ao fim.
 

Por fim, muitos hotéis e restaurantes já usam de chatbots para a realização rápida de reservas. Todas as informações de disponibilidade e horários de funcionamento podem ser alimentadas para o sistema do chatbot, que então toma as decisões diretamente, sem a necessidade de atuação humana. Além da agilidade, esse sistema pode diminuir consideravelmente a chance de erros.

Os chatbots revolucionaram a relação entre pessoas e empresas, agilizando os atendimentos e acabando com demoras e barreiras que dificultavam a vida de todo mundo! Empresas modernas já buscam formas de usar os chatbots e integrar esses sistemas no funcionamento diário.