fbpx

O uso de inteligência artificial no serviço ao cliente é um tema que cresce em relevância dentro de empresas em diferentes setores no Brasil e no mundo. Os motivos para isso são muitos, mas o destaque é sempre dado para a praticidade e a agilidade que o uso de IA pode trazer ao atendimento a clientes e usuários.

A inteligência artificial é definida, basicamente, como sistemas capazes de reproduzir ações e respostas humanas de uma maneira padronizada e qualificada. Esses sistemas podem aprender com as experiências, e a relação com os clientes acaba sendo uma ótima aplicação para a IA.

Como fazer serviço ao cliente com utilização de IA

O serviço ao cliente é um dos fundamentos de uma empresa de sucesso, em qualquer ramo que lide com pessoas, e a IA pode oferecer soluções incríveis. A aplicação vai acelerar o atendimento, aproximar a empresa dos clientes e gerar um alto nível de aprovação entre usuários.

A primeira questão na hora de aplicar uma inteligência artificial em seu serviço ao cliente é definir qual a exata função desse sistema. Por exemplo, se o sistema vai ser utilizado para responder dúvidas, um chatbot pode ser a melhor opção. Você vai precisar apenas realizar a alimentação do sistema com diretrizes para o atendimento e ele será capaz de resolver essas questões.

A IA, nesse caso, será capaz de aprender com as experiências com outros clientes para se tornar ainda mais eficaz na hora de resolver dúvidas. A capacidade de aprendizado desses novos sistemas é muito importante no sucesso de sua aplicação e no crescimento de seu uso.

O uso de IA para venda e call centers

Uma novidade em todo o mundo, o uso de inteligências artificiais para a realização de vendas rápidas tem crescido de maneira muito veloz. A praticidade desse tipo de sistemas cria um conforto incrível para a realização de compras virtuais, já que o cliente pode fazer todo o pedido, em um restaurante, por exemplo, sem precisar fazer uma ligação ou ter uma conversa com uma pessoa.

Essa opção acelera o atendimento e transforma a relação com o cliente em algo mais natural e direto. Além disso, a IA no serviço ao cliente pode aumentar o número de vendas ao mesmo tempo que diminui gastos e melhora a eficácia.

Outra situação em que a inteligência artificial tem sido cada vez mais usada é na automatização e padronização de call centers e outros serviços de atendimento. Esses sistemas tornam-se capazes de fazer a separação, o controle e o direcionamento de usuários para atendentes humanos.

Além disso, um bom sistema inteligente pode ser capaz de solucionar alguns problemas de forma completamente independente. Sua capacidade de adaptação pode fazer com que clientes tenham todas suas necessidades supridas por esse tipo de atendimento. Isso vai aumentar ainda mais a produtividade de seu serviço ao cliente.

Cada vez mais, o uso da inteligência artificial no serviço ao cliente surge como uma necessidade para empresas que querem crescer e encontram nesse tipo de questão um problema logístico grave. Passar boa parte do atendimento para um sistema inteligente capaz de automatizar atendimentos, vendas e consultas vai fazer toda a diferença no resultado final.