fbpx

Atualmente, a inteligência artificial não é mais uma tecnologia do futuro ou algo distante, como foi por décadas. Ela já é uma realidade! Mas sua trajetória está apenas começando, e o futuro dessa tecnologia deve ser muito longo e frutífero. A IA já é usada nas principais empresas do mundo (hiperlink tema 6) com ótimos resultados. Mas o que esperar do futuro? Esse texto vai apresentar 5 tendências para o futuro da inteligência artificial.

𝗠í𝗱𝗶𝗮 𝗴𝘂𝗶𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗜𝗔

A inteligência artificial é considerada uma futura arma muito importante para a criação e produção de produtos midiáticos. Filmes, série e até músicas devem ser produzidas, cada vez mais, com a ajuda de uma inteligência artificial que enxerga os gostos do público e repete padrões de sucesso.

Além disso, plataformas como Netflix podem usar uma IA para aprimorar suas sugestões de títulos e dedução dos gostos dos usuários. A tendência é que a evolução da capacidade de adaptação e leitura dessas inteligências, faça com que essas plataformas entreguem sugestões quase perfeitas.

𝗣𝗿𝗲𝘃𝗶𝘀ã𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼

Os varejistas e produtores do mundo inteiro estão interessados no uso da inteligência artificial para a realização de vendas (hiperlink tema 4) e para a concretização de negócios. Para o futuro, a tendência é que o papel desses sistemas aumente ainda mais, com novas possibilidades para o fechamento e a abertura de negociações.

A expectativa é que sistemas de IA consigam prever o número de vendas realizadas de um produto com uma precisão incrível! Isso ajudaria na logística e no planejamento do mercado inteiro.

𝗦𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻ç𝗮

A implementação da inteligência artificial em sistemas de segurança é um tema muito complexo, mas que com certeza representa uma tendência que deve crescer muito. O cuidado com a privacidade e o respeito de dados e espaços pessoais é uma preocupação muito predominante em diferentes áreas do mercado.

Por isso mesmo, empresas de segurança de dados já estão investindo em pesquisas para utilizar a IA como porta de segurança e controle de quem tem acesso a dados e informações. Além disso, sistemas inteligentes podem prever ataques e táticas usadas por invasores.

𝗔𝘀𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝘃𝗶𝗿𝘁𝘂𝗮𝗶𝘀

O uso de assistentes virtuais com inteligência artificial é uma tendência clara para o futuro. Algumas empresas já usam esse tipo de sistema para aprimorar a relação com clientes e oferecer um extra.

Alguns bancos interagem com seus clientes oferecendo, a partir do assistente virtual, dicas de investimento, de economia e de como executar planos financeiros. No futuro, outros tipos de negócio devem apostar em ideias similares para atrair e fidelizar clientes e parceiros.
 

𝗔 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴ê𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗮𝗿𝘁𝗶𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗲 𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗲𝘁 𝗱𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀

Você ouviu falar em internet das coisas? A ideia é fazer a conexão de vários sistemas em uma empresa ou cidade a partir de sinais de 5G. Quando esse tipo de unificação tornar-se possível, a tendência é que a inteligência artificial faça parte disso.

Ela já atua de alguma forma em carros autônomos, porém com a evolução das redes móveis e da ampliação da integração, o espaço para a IA deve crescer exponencialmente.

Essas 5 tendências apontam para o caminho que a inteligência artificial deve tomar em um futuro próximo. Ela será gradativamente integrada no dia a dia de todos, e desenvolvida com o objetivo de facilitar a vida, acelerar processo e gerar crescimento em todos os setores.