fbpx

O trabalho remoto nunca esteve tão em alta como está agora, em meio à pandemia. Tanto empresas pequenas como multinacionais gigantescas precisaram se adaptar rapidamente ao mercado de trabalho e as mudanças promovidas pela necessidade do trabalho em home office.

Apesar do crescimento no ano de 2020, o trabalho remoto já é uma tendência em crescimento por vários anos. Muitos profissionais querem a liberdade de trabalhar em casa, com seus próprios horários, e muitas empresas já enxergaram a vantagem que esse modelo pode trazer.

O uso do trabalho remoto pode acelerar uma instituição, melhorar o funcionamento de sistemas integrados e, acima de tudo, diminuir os custos de atuação! Com menos funcionários trabalhando no mesmo lugar o custo da infraestrutura física pode diminuir muito.

Se você se interessou pela situação do trabalho remoto em Portugal, este texto vai trazer algumas dicas, tanto para empreendedores como para trabalhadores.

A integração de redes é fundamental

Uma das promessas mais importantes da tecnologia 5G no mundo das telecomunicações é a facilitação e a implementação de sistemas remotos funcionais e estáveis. A velocidade prometida pelo 5G vai permitir que uma empresa inteira consiga funcionar em diferentes pontos da cidade com o mesmo padrão de conexão. Além disso, a estabilidade do 5G vai permitir que máquinas funcionem remotamente também. É a promessa da aceleração completa do trabalho remoto em Portugal.

Profissionais de TI em alta

Muitas empresas precisaram fazer uma reavaliação completa dos seus sistemas e da infraestrutura digital de seu serviço. A falta de caminhos para o home office dos funcionários e a falta de segurança nas redes abriu muitas oportunidades para profissionais do TI. São esses trabalhadores que vão auxiliar uma empresa a chegar na qualidade de funcionamento necessária para seguir conquistando resultados com o trabalho remoto.

Sistemas de nuvem e segurança são fundamentais para garantir a uma empresa a qualidade do trabalho remoto. A nuvem permitirá que documentos e todo o trabalho seja armazenado e acessado a partir de um sistema central, o que vai acelerar todo o trabalho, enquanto a segurança digital é necessária para garantir que os dados e as reuniões de projeto não sejam roubados e invadidos.

Procure vagas pela Internet

Existem muitas empresas abrindo vagas para trabalho remoto em Portugal nos últimos meses e alguns sites estão reunindo essas oportunidades. Um exemplo disso é o Workana, que reúne vagas em diversas áreas e para muitos lugares do mundo, incluindo Portugal. As oportunidades são muitas e você vai encontrar uma vaga que vai permitir o crescimento de sua carreira no trabalho remoto.

 

Invista em seu trabalho

Para quem quer trabalhar remotamente, nada é mais importante do que ter a estrutura perfeita para seu trabalho. Ter um bom computador, com uma cadeira confortável e uma mesa que permita sua atuação vai fazer toda a diferença do mundo!

Essa dica não vai melhorar apenas sua qualidade de trabalho como sua saúde física e mental, já que esses pequenos detalhes vão fazer toda a diferença no sua dia a dia e no bem estar oferecido pelo seu local de trabalho.

O trabalho remoto em Portugal está em ascensão, com a tecnologia e a mentalidade das empresas favorecendo cada vez mais esse tipo de atuação. As vantagens de um local e horários mais flexíveis estão sendo percebidos por empresários e trabalhadores em diferentes áreas e esse pode ser o momento perfeito para focar os esforços nessa mudança.