fbpx

A tecnologia de 5G em Portugal começa a desenvolver-se entregando ao país uma novidade fundamental para o futuro e o crescimento das relações globais. O 5G promete espalhar-se pelo mundo inteiro e melhorar as conexões móveis, o uso remoto de aparelhos e acelerar todos os tipos de comunicação.

Dentre as vantagens mais esperadas que a tecnologia 5G deve trazer ao mundo é a conexão constante de cidades, casas e empresas. A “internet das coisas” pode crescer e de fato alcançar as expectativas mais ousadas com esse avanço tecnológico.

 

O que é a tecnologia 5G?

 

A quinta geração das tecnologias de telecomunicação é um avanço muito grande na estabilidade e na velocidade da internet e das ligações móveis. Além disso, os avanços no que tange a latência das conexões pode solucionar barreiras que impedem a implementação da internet das coisas.

 

A chegada da tecnologia 5G em Portugal pode garantir, finalmente, que as cidades do país tenham sistemas conectados à rede de internet constantemente. Esses sistemas podem gerir a segurança, os transportes e até o entretenimento local. A conexão 5G deve permitir que sistemas interligados funcionem perfeitamente, sem quedas e desconexões que marcaram o ciclo de vida do 4G em Portugal e em todo o mundo. 

 

Outro ponto fundamental desta novidade é que a melhora nas conexões pode transformar o trabalho remoto em algo ainda mais rentável e prático para pequenas e grandes empresas que fazem a maior parte de suas ações digitalmente.

 

Tipos de 5G em Portugal

 

A tecnologia 5G em Portugal pode contar com 3 tipos, ou “sabores”, que vão definir a qualidade da conexão em diferentes regiões e contas de telecomunicação. Porém, a variação que define o 5G puro, que gera o melhor resultado não vai estar disponível do começo da vida deste sistema em Portugal. Mas as opções disponíveis não devem tirar muito da qualidade e das possibilidades de uso do 5G no país.

 

O primeiro sabor é o “chocolate”, ou 5G mmWave. É a opção de alta qualidade e altas frequências, o 5G puro. Esse sistema pode chegar a velocidades perto de 1 gbps, o que supera muito a atual velocidade do 4G e das redes de fibra óptica.

 

Apesar da alta qualidade deste sistema ele é raramente implementado, por enquanto, porque suas ondas curtas fazem dessa opção fraca para lidar com obstáculos de prédios, outros tipos de frequências e possíveis interferências. Por isso, os primeiros movimentos de entrega do 5G ao mercado português não contam com essa versão.

 

O segundo sabor de 5G é o morango, ou Sub-6 5G. Esse modelo vai chegar a Portugal, já que ele funciona com frequências abaixo de 6GHz, e é capaz de alcançar velocidades bem superiores aos valores registrados pelo atual 4G.

 

Porém, esse tipo de tecnologia 5G não irá chegar aos limites prometidos, de mais que 1 Gbps, já que a frequência mais baixa tira um pouco da capacidade da rede. Mesmo assim, esse tipo de conexão já pode oferecer avanços nas conexões remotas e oferecer muito mais estabilidade para cidades e usuários.

 

Por fim, existe a versão baunilha ou 5G low-band. Essa é para frequências abaixo de 1Ghz e portanto tem um amplo alcance, mas com certa perda nos resultados. Essa é uma boa opção para a entrada e o começo da expansão da tecnologia 5G em Portugal, porém serve mais como um ponto de partida, já que poucas das promessas do 5G serão alcançadas pelo sabor baunilha.