fbpx

As portas abertas de Portugal para estudantes e profissionais brasileiros criaram muitas oportunidades e interesse sobre os caminhos possíveis para a entrada e a criação de uma carreira na Europa.

Entre as dúvidas mais comuns de interessados nessa imigração, se destacam as sobre a área de TI. É possível abrir uma empresa de tecnologia em Portugal mesmo sendo natural do Brasil? Nesse caso, quais os processos necessários?

Esse texto vai responder essas duas questões. Primeiramente, sim, é possível abrir uma empresa no país lusófono.

Na verdade, mudanças recentes deixaram o processo de abertura de uma empresa muito mais fácil do que é no Brasil, onde existe uma série de burocracias que podem dificultar e atrasar o processo.

Inclusive, é possível abrir a empresa pela internet: com os documentos certos e com um bom plano de negócios, o governo Português costuma dar a chance para empreendedores estrangeiros que querem buscar uma carreira próspera no país.

Sabendo que é possível, e até relativamente menos burocrático do que no Brasil, vamos trazer tudo que é necessário nessa empreitada.

Tenha um plano de negócios

Para começo de conversa, você deve definir exatamente qual será a atuação de sua empresa de tecnologia, qual o nome, definir a logo e montar um plano que deixe claro quais as etapas da adaptação e da estruturação de seu negócio.

Esse documento vai servir como um guia para a avaliação, e consequente aprovação, de sua empresa de tecnologia em Portugal.

É importante nesse momento também definir qual o tipo de empresa você deseja abrir. Existe a empresa singular, que tem o nome específico de um empreendedor responsável pelo projeto. Esse é o caso dos pequenos empresários que não precisam ter uma renda inicial.

O atrativo que esse modelo oferece é incrível pra quem não tem um grande capital mas quer abrir uma empresa de tecnologia. Com uma boa ideia, você pode conseguir em Portugal!

Já empresas maiores, ou Empresas Coletivas, devem ter um capital mínimo entre 5000 e 50000 euros, dependendo da modalidade escolhida. Esses empreendimentos são feitos com uma equipe de sócios e colaboradores que acabam fazendo parte da instituição

Garanta toda a documentação

É muito importante, antes de entrar com o processo de abertura da empresa, garantir que você tem em mãos todos os documentos necessários. Os documentos são os seguintes:

– Cartão de Cidadão ou NIF Portugal – tipo um CPF do país europeu;
– Preparação do ato constitutivo de sociedade;
– Inscrição na Segurança Social;
– Certificado de admissibilidade;
– Declaração de início de atividade;
– Depósito do capital social;
– Registro Comercial.

Esses documentos não são difíceis de serem adquiridos e não hesite antes de mandar email com questões e indagações para o Governo Português.

 

Faça a requisição

Todo o processo pode ser feito online, pelo Portal do Cidadão, que oferece as informações e você fazer tudo muito rapidamente! Se você preferir, entretanto, fazer esse processo pessoalmente, isso pode ser feito em um dos pontos de atendimento do Empresa na Hora, programa português que promove modelos fáceis de empreendedorismo e crescimento da economia local.

Com essas etapas passadas, você pode começar a sonhar de fato com sua empresa de tecnologia em Portugal. Tudo que vai separar você desse sonho será a criação de uma conta bancária e de um MIB (número bancário).

Não perca tempo e aproveite as grandes oportunidades que Portugal oferece para o desenvolvimento de grandes ideias tecnológicas em pequenas empresas, que só precisam de um empurrãozinho para começar suas atividades!